SAIBA COMO DEVE SER TIRADA A FOTO PARA A CARTEIRA DE IDENTIDADE

por Assessor de Imprensa publicado 09/02/2021 19h23, última modificação 11/10/2024 08h41

A Carteira de Identidade é um documento muito importante e é uma das formas de identificação civil, que permite caracterizar a pessoa de forma única.

Esse documento tem o fim de comprovar a identidade de uma pessoa física, seja perante aos órgãos públicos ou privados, além de ser necessário para a solicitação de outros documentos. Desse modo, a foto que vai ser utilizada no documento também é muito importante e precisa atender alguns requisitos para que possa ser aceita.

O padrão a ser seguido para tirar a foto está especificado na Portaria  no 2, de 15 de abril de 2019, do Instituto de Identificação de Minas Gerais, especificamente no art. 2. De acordo com a Portaria, as fotos precisam atender às seguintes especificações:

  • Possuir o formato 3x4, ser recente (registrada há no máximo 6 meses) e tirada de frente contra um fundo branco e com iluminação uniforme.
  • O rosto e os ombros da pessoa fotografada devem estar enquadrados e centralizados. Os olhos devem estar abertos, visíveis e direcionados para câmera.
  • A fotografia deve ser realizada em alta definição e impressa em boa qualidade. O rosto da pessoa fotografada deve cobrir entre 70 a 80% da foto, desde o queixo até a testa. Reflexos e olhos vermelhos não são permitidos.
  • O fotografado deve apresentar fisionomia neutra ou com um sorriso discreto, desde que em ambos os casos mantenha os lábios fechados, sem franzir o rosto.
  • O uso de óculos é permitido somente quando sua não utilização cause algum constrangimento. Nesse caso, os olhos devem estar totalmente visíveis e a armação não pode ser grande, grossa, chamativa ou cobrir os olhos do fotografado, mesmo que parcialmente.
  • Quando se tratar de criança, a mesma deve estar sem chupeta e as mãos ou qualquer parte do corpo da pessoa que estiver a segurando não podem aparecer na foto.
  • Não é permitido o uso de maquiagem carregada bem como de itens de chapelaria ou cobertura na cabeça, exceto se utilizados por motivos religiosos, mas ainda assim não podem impedir a visualização perfeita do rosto do fotografado.