CÂMARA RECEBE RESPOSTA DE REQUERIMENTO INFORMANDO OS NÚMEROS DOS CASOS DE DENGUE EM NOSSO MUNICÍPIO
Devido ao aumento dos casos de dengue no Estado de Minas Gerais, foi apresentado nesta Casa e aprovado pelo Plenário o Requerimento no 072/2019, solicitando informações do Executivo Municipal sobre as ações realizadas a fim de evitar um surto da doença em nosso Município.
Em resposta ao Requerimento, foi informado pela Secretaria Municipal de Saúde que o Município realiza as ações de controle da dengue, zika e chicungunya durante todo o ano e que, até o dia 09/05, foram notificados 284 casos prováveis de dengue, sendo 20 deles confirmados laboratorialmente e 264 seguindo em investigação, não havendo registro de óbito pela doença
Os Agentes de Combate às Endemias fazem visitas periódicas nas residências, comércios, terrenos baldios, entre outros a fim de realizar o tratamento com larvicida e eliminação de recipientes/depósitos que possam se tornar um foco. Esse trabalho é de extrema importância, pois possibilita o contato direto com a comunidade, orientando-a quando necessário e identificando as áreas de maior risco.
A Secretaria destacou, conforme pode ser comprovado pelos números expressos acima, que o Município não possui alta incidência de casos confirmados de dengue. Contudo, o trabalho de prevenção dos focos do mosquito Aedes Aegypti é fundamental para evitar um surto em nosso Município, devendo ser realizado com envolvimento de todos, cidadãos e Poder Público, para evitar que a epidemia que atingiu quase todo o Estado chegue a nossa cidade.
O Requerimento no 072/2019, bem como sua resposta, estão disponíveis na íntegra no site da Câmara Municipal: www.conselheirolafaiete.mg.leg.br .